Pisos molhados e lisos sem antiderrapante na casa com Idosos: Uma perigosa combinação.
Neste artigo, dicas e acessórios que auxiliam e evitam quedas e acidentes.
Com o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, aumentam também as ocorrências de acidentes domésticos envolvendo idosos com mais de 65 anos de idade.
Pesquisa recente, do ano 2022, realizada no município de Maringá (PR) e divulgada na Revista Saúde, mostrou que 33% dos idosos com mais de 65 anos haviam sofrido quedas no período de um ano.
Devido a isso, as famílias, os profissionais envolvidos com o cuidado e saúde de idosos devem se atentar para os cuidados e ações a serem assumidas no intuito de oferecer qualidade de vida a eles.
Conscientizar o idoso de suas limitações com a finalidade de obter dele colaboração nestes objetivos é um dos maiores desafios deste processo de cuidado.
Algumas atitudes e acessórios podem ser adotados no auxílio destes cuidados. Evitando assim, que a liberdade de se movimentar pelos ambientes internos e externos sejam retirados do idoso.
Lembrando que estes movimentos auxiliam no convívio social e evitam a depressão que os acometem com frequência nos casos de isolamento social.
Onde ocorrem as quedas
Pisos molhados
Pisos molhados representam um risco elevado para idosos. O banheiro está entre os ambientes que frequentemente estão com os pisos molhados, principalmente o espaço reservado para o banho.
Somado a isso, ainda existe o fato de que o piso deste espaço do banheiro, chamado de box, concentra camadas finas de creme para cabelos e óleos naturais da pele que se soltam durante o banho.
Dica: Existem dois principais produtos indicados para o uso em pisos molhados: fitas adesivas e antiderrapante líquido.
A fita adesiva é composta por um material rugoso, com aspecto de lixa, porém ela é pensada e desenvolvida de modo a não machucar os pés. Existem fitas antiderrapantes para uso interno que não resistem ao sol e a água.
Elas custam menos, porém não podem ser usadas em banheiros, por exemplo. As fitas usadas em banheiros e em pisos que recebem água constantemente são desenvolvidas com materiais mais resistentes, isto é, de qualidade superior.
Devido a isso o preço destas fitas costumam ser mais altos.Se a fita for de baixa qualidade ou não indicada para pisos molhados elas irão descolar em alguns dias. Veja abaixo um dos modelos mais resistentes e indicados para banheiros.
O antiderrapante líquido é uma espécie de resina, tipo tinta epóxi, que é aplicada diretamente sobre o piso. Pode ser usada em toda a área ou apenas em regiões previamente delimitadas por fitas adesivas.
Existem algumas marcas e tipos diferentes deste produto no mercado. Antiderrapante transparente fosco e também os coloridos como cinza, preto, amarelo entre outros.
Os preços unitários dos produtos líquidos antiderrapantes inicialmente é maior que as fitas, porém eles rendem mais e são mais resistentes à água e ao atrito.
Além disso, se bem guardados e fechados em seus recipientes, podem ser usados novamente depois de um determinado tempo para reforçar a primeira aplicação. Veja abaixo na imagem.
Pisos lisos e encerados
Sem apoio de andadores, bengalas e corrimões pisos lisos e pisos encerados escondem riscos nas residências que também contribuem para as quedas e acidentes com fraturas envolvendo idosos.
É recomendável que os idosos não andem pela casa, inclusive pelos dormitórios, apenas de meias. Sapatos e sandálias mal acoplados nos pés também contribuem para as ocorrências de tropeços e quedas de idosos.
Dica: Se for possível, o enceramento de pisos também devem ser evitados, pois a cera retira a rugosidade da superfície dos pisos, dificultando a aderência dos calçados e facilitando escorregões e quedas.
Soleiras e pisos desnivelados
Soleiras de entrada da casa e soleiras de portas de banheiros e dormitórios em desnível com o piso escondem riscos de tropeços e eventuais machucados nos pés dos idosos.
Devido a dificuldade de locomoção, natural da idade e perda de força muscular, os idosos tendem a trocar os passos no momento de caminhar com os pés bem próximos à superfície, praticamente arrastando os pés.
Uma soleira, um piso mal assentado em desnível, sobressalente, é suficiente para uma queda.
Dica: Neste caso, o recomendável é que o piso seja retificado, quando for possível, como uma ferramenta ou máquina de desbaste.
Desse modo o local que está mais alto será desgastado até que atinja o nível adequado. Se isso não for possível, o ideal é a substituição da peça que está desnivelada.
Tapetes e passadeiras
Os profissionais de saúde comumente aconselham que as residências com idosos não devem fazer uso de tapetes e passadeiras, principalmente os de tamanho pequeno.
Dica: Em caso de se manter tapetes o ideal é que eles contenham fitas e borrachas antiderrapantes no lado de contato com o piso.
Partes onduladas, os chamados enrugados, devem ser desfeitos e esticados nos tapetes de tamanhos grandes. Uma boa alternativa é fixá-los sob os móveis mais pesados a fim de que eles não se movam com o uso.