Descubra tudo a respeito dos cactos: o que eles são, quais são sua principais características e quais são suas espécies mais famosas e importantes em nosso guia completo sobre o assunto.
O que são os cactos?
Os cactos são um tipo de planta bem específico e característico, que existe ao redor de nosso planeta. Eles fazem parte do grupo das suculentas, que apresenta suas peculiaridades, que as diferencia das outras.
As suculentas são conhecidas por serem plantas de folhas mais grossas e um com um aspecto fofo e macio. Isso ocorre porque elas armazenam água dentro de suas plantas, para que sejam capazes de resistir a longos períodos de seca.
E com os indivíduos Cactaceae, nome científico dos cactos, ocorre da mesma forma. Isso é notado ao reparar na aparência grossa dessas espécies.

Características dos cactos
Quando avistamos um cacto, é bem simples de identificar que aquela planta que você está vendo pertence a esse grupo. Isso acontece pois os indivíduos dessa espécie possuem algumas características bem marcantes e específicas.
E para que você fique por dentro de todas essas, te mostraremos agora as principais características dos cactos.
- Apresentam caule suculento e bem grosso
- Subestrutura é completamente coberta por espinhos
- Em maioria apresentam cores verdes
- Sobrevivem tranquilamente em locais com tempos mais secos e quentes
- Possuem folhas reduzidas
- Alguns podem ser comestíveis
Espécies de cactos mais conhecidas
Assim como todos os outros tipos e grupos de plantas, os cactos também apresentam diversas espécies. E dentro dessas espécies, algumas possuem mais destaque do que outras. E são exatamente essas que te mostraremos agora.
Mandacaru
O mandacaru é um cacto nativo do Brasil, que possui nome científico de Cereus Jamacaru. Essa planta é conhecida por seu formato inusitado que se assemelha ao de um candelabro. Ainda, a Cactácea pode atingir a incrível altura de 6 metros, além de poder ser utilizada de alimento por diversos animais.
Pera
O cacto pera, ou Opuntia ficus-indica, nome científico da planta, é uma espécie que recebe esse apelido justamente por sua aparência arredondada, com extremidades achatadas, o que faz lembrar de uma pera. Ele é extremamente utilizado para fins decorativos, pois sua estética chama bastante atenção, e apresenta grande poder como adorno.
Candelabro
O Euphorbia ingens (nome científico), ou cacto candelabro, como preferir, é um cacto que assim como mandacaru se assemelha bastante a um candelabro. Porém, nesse caso a semelhança é tanta que deu origem ao apelido da espécie. Se trata de uma planta bem grande e robusta, que apresenta caule grosso, e pode atingir até 12 metros de altura.
Semáforo
O cacto semáforo, ou Opuntia leucotricha, é uma espécie bem famosa de cacto, que ao contrário do que diz seu apelido, não apresenta muitas semelhanças com o formato de um semáforo. A planta apresenta uma coroa considerável e ramificada, além de poder atingir 5 metros de altura.
Tem alguma sugestão com relação ao conteúdo? Deixe aqui nos comentários, com certeza temos muito a aprender com você!