As expectativas da família já começam desde a notícia da chegada de um novo membro, porém, somente ao longo do tempo e com a convivência que saberemos como realmente é a rotina de um bebê e como ele se sente confortável.
Existem muitas maneiras de identificar se o recém-nascido está bem, porém somente com o tempo você entenderá mais sobre seu pequeno, por mais que as crianças tenham uma maneira certa para se expressar, cada bebê é de um jeito, expressa suas vontades de uma forma e se sentem mais confortáveis de outra, por isso é tão importante saber decifrar os choros e suas inquietações, pois os bebês se expressam dessa forma.
Com o passar do tempo os pais começam a entender qual o choro de fome, da cólica, de sono, entre outros, assim a rotina vai entrando nos eixos e os pais conseguem decifrar melhor o que o bebê está tentando dizer, pois cada um tem a sua individualidade.
Cada bebê reage de uma maneira ao toque, ao carinho, abraço, cheiro, sons e etc, afinal a descoberta não é somente para os pais, mas também para os bebês, já que tudo é novo e os pais devem tomar cuidado, principalmente com os sons, já que não estão acostumados com barulhos fortes e isso pode deixá-los assustados, atrapalhando até mesmo as noites tranquilas de sono.
No útero da mãe o bebê se sente confortável, seguro, em silêncio, ao sair é tudo novo, muito claro, barulhos diferentes, sendo importante manter o ambiente o mais aconchegante possível para receber o recém-nascido, mantendo sempre o tom de voz baixo e se possível evitar a claridade do sol, pois ainda seus olhinhos são bem sensíveis, assim como todo o seu corpinho.
A pele do bebê também é super sensível, sendo muito importante comprar produtos de higiene apropriados para o bebê, lavar as roupinhas com sabão de coco, indicado pelos médicos e se deseja colocar amaciante também deve colocar uma dose mínima do específico para roupas de bebês, pois o cheiro não pode ser forte, pois pode prejudicar a saúde do recém-nascido.
Como dissemos anteriormente, a pele do bebê é bem sensível, então é necessário ter cuidados da hora do banho até o momento de escolher uma roupinha para o bebê, por exemplo, você deseja comprar um mijão, o mesmo deve ser feito com tecido de qualidade, ou seja, de algodão, para não causar alergia e nem agredir a pele do bebê.
Veremos abaixo alguns sinais que ajudam os papais e mamães a identificarem se está tudo bem com a saúde do bebê, consequentemente sentindo-se confortável.

Frequência da troca de fraldas
De acordo com alguns pediatras, a frequência com que a fralda da criança é trocada indica muitas coisas, o ideal é que o bebê troque de fralda de 8 a 10 vezes por dia, assim é garantia de que o bebê está ganhando peso continuamente.
Quando o recém-nascido está ganhando peso progressivamente e está urinando abundantemente, significa que está ingerindo uma quantidade de leite adequada. Nem sempre o bebê vai tomar a mesma quantidade de leite diariamente e isso pode ser uma grande preocupação aos pais, principalmente quando ainda mamam no peito, assim fazer as consultas mensais ao pediatra é a maneira mais segura de fazer o acompanhamento do peso do seu pequeno.
Bebê atento e quieto
Pelo menos alguma hora do dia o bebê vai ficar atento e bastante quieto, segundo os pediatras, isso significa que o bebê está conhecendo o mundo, ele vai aprender com os itens e as reações das pessoas ao seu redor.
Para ter uma ideia, lá pelo seu primeiro mês de vida o bebê já começa a ter mais controle dos músculos dos olhos, dessa forma ele conseguirá fixar seu olhar em algo e processar e absorver melhor as informações.
Ao ouvir música se acalma
Segundo os pediatras, os bebês conseguem ouvir quando estão dentro da barriga da mãe e também podem reagir aos sons. Por isso é muito recomendado o diálogo com o bebê ainda dentro da barriga e quando colocar a música calma que sempre costumava ouvir durante a gestação, vai servir como um calmante quando ele nascer, ideal para acalmar os recém-nascidos.
Provavelmente você lembra de alguma música de ninar, por isso ela tem esse efeito em nossa infância e traz boas memórias para a vida toda, assim você também vai conseguir despertar a atenção do bebê e transmitir boas emoções.
Faça contato visual
Você já deve ter notado que o primeiro sorriso do bebê pode ser dado nos primeiros dias da sua vida. Esse sorriso pode acontecer quando ele está acordado ou dormindo já que é um ato involuntário, em outras palavras, esse sorriso ainda não é para você, mas independentemente disso o sorrisinho não deixa de ser uma fofura, não é mesmo?
Mas, segundo os pediatras, no segundo ou terceiro mês de vida o bebê começa a desenvolver seu sorriso social e isso é de extrema importância para a relação com os pais, pois é nessa ocasião que o bebê começa a entender o ambiente a sua volta, tem mais segurança e conforto.