Aproveitar melhor o espaço, somando em vez de dividir, é uma tendência do espaço de uma cozinha integrada, onde se criam pratos que eternizam momentos em família e com os amigos.
Sem exageros, a cozinha vem se tornando cada vez mais importante, afinal, com o seu perfil integrado, ela une as pessoas que estão na sala de jantar ou mesmo na varanda com quem é o (a) “masterchef” do lar.
Sabendo que a cozinha integrada é um desejo seu, elaboramos o artigo com dicas muito bacanas. Leia conosco!
Conforto e funcionalidade
Mais espaço para a circulação é uma boa pedida para qualquer ambiente, portanto, a cozinha integrada já sai na frente nesse quesito. As paredes que dividem os cômodos caem fora dando lugar ao caminho livre e à organização dos utensílios da cozinha. Inclusive, em uma cozinha integrada bem-feita não há necessidade de muitos objetos, pois a decoração junta-se a outro cômodo, como da sala de jantar.
Apesar de compacta, a cozinha integrada sugere conforto, uma vez que não é preciso ficar indo e vindo de um cômodo ao outro para conversar. Ao seguir esse conceito aberto, certamente todo mundo poderá conviver juntinho, mesmo estando na cozinha.
Facilidade para cozinhar
Na cozinha compacta tudo estará ao seu alcance, desde que os móveis sejam planejados de maneira adequada, aproveitando cada espaço. Aliás, aproveitar bem os espaços é uma dica que deixará a tarefa de cozinhar mais fácil.
Com o espaço aberto, a circulação de ar também ajuda. A ressalva fica por conta da instalação de um depurador de ar, indispensável para absorver a fumaça e a gordura.
Estilo integrado ao seu perfil
A evolução das cozinhas integradas permite que as famílias escolham o seu estilo de acordo com o que os integrantes da casa gostam. Entre os estilos mais procurados, destacamos três: cozinha americana, cozinha integrada com a sala de estar e a cozinha integrada com a sala de jantar.
Cozinha americana
Talvez, a mais famosa, tem o conceito totalmente aberto e não exige muito espaço. As refeições podem ser feitas na mesma ilha em que está o fogão e a pia. Além disso, quem prepara a comida tem a vista perfeita para as demais pessoas que estão na casa.
Ideal para o imóvel com pouco espaço, o estilo integra dois cômodos e dá a chance de usar o mesmo revestimento nas paredes.
Cozinha integrada com a sala de estar
Uma boa decoração é capaz de integrar dois ambientes distintos, como a cozinha e a sala de estar. A dica é usar um painel deslizante ou divisória que pode abrir e fechar quando você quiser, ou seja, quando o apartamento está recebendo visitas, fica aberto e, na ocasião de dividir os ambientes, basta fechar.
A fim de alcançar uma decoração harmônica, você pode usar a mesma paleta de cores nas paredes, painéis e peças decorativas.
Cozinha integrada com a sala de jantar
Uma bela mesa de jantar junto à cozinha facilita a vida na hora de servir, sobretudo para quem adora praticidade. O estilo comporta o local de cozinhar junto ao lugar das refeições, como o almoço de domingo da família.
Uma decoração com os mesmos tons de cores é uma dica certeira, entretanto, o contraste dos armários ou das cadeiras da mesa de jantar com as paredes pode ficar maravilhoso. Do mesmo modo, uma iluminação mais intimista sobre a mesa de jantar colabora para um ambiente gostoso de ficar.
Iluminação para cada ambiente
Falando em iluminação, mesmo que os ambientes sejam integrados, vale iluminá-los de maneira um pouco diferente. Na cozinha a iluminação deve ser mais clara, seja ela natural ou de luminárias, porque cozinhar exige que se veja tudo perfeitamente.
Em contrapartida, a sala de estar não precisa necessariamente ter uma iluminação forte. Um clima aconchegante pode ser criado com os pendentes de design diferenciado, ou ainda, se tiver uma bancada entre a cozinha e a sala de estar, ela poderá ter uma iluminação de maior destaque, identificando melhor o início do outro cômodo.
Uma cozinha integrada é mais indicada para quem tem espaço menor dentro de sua casa, no entanto, nada impede se você está procurando uma casa para alugar em Ribeirão Preto, que ela tenha um espaço maior!
O legal é aproveitar da melhor maneira possível os espaços, integrando os cômodos, mas também a família e os amigos.
Gostou do artigo? Aproveite para compartilhar as dicas com seus amigos.