Você já ouviu falar em lente de porcelana dental? Caso não conheça, essa nada mais é do que um tipo de tratamento muito utilizado para melhorar questões estéticas do sorriso.
Isso porque, essas lentes conseguem alterar coisas, como o tamanho, formato e até mesmo a cor dos dentes e assim, deixar todo o sorriso mais harmônico.
Entretanto, cada vez mais pessoas vêm questionando essa técnica, apontando suas contraindicações e se perguntando se é mesmo a melhor maneira de alcançar um sorriso mais bonito.
Dessa forma, se você é uma dessas pessoas que estão em dúvidas ou possuem questionamentos ou até mesmo é um daqueles indivíduos que nunca ouviu falar nesse tipo de lente.
Então, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre o assunto para decidir com segurança se é uma boa ideia colocar lente de contato para dentes.
O que é lente de porcelana dental?
Para quem não conhece, a lente de porcelana nada mais é do que um tratamento bucal com foco estético, que vem ficando cada vez mais popular por ter um grande poder de realizar correções intensas na cor e formato dos dentes.
Dessa forma, elas seriam as lentes de contato de porcelana, que revestem toda a parte estética dos dentes que se enquadram entre várias técnicas com laminados cerâmicos.
Em suma, é possível colocar lentes dentais através da indicação de profissionais dentistas que indicam o procedimento em casos onde é necessário reconstruir os dentes, devido a traumas e desgastes.
Porém, isso também acontece em pessoas que desejam mudar o formato dos dentes por acharem grandes ou pequenos demais.
Quais são as principais indicações e contraindicações do procedimento?
Assim como todo e qualquer procedimento, é preciso saber que existem indicações e contraindicações para realizá-los.
Além disso, é necessário ter consciência deles para que seja possível fazer uma escolha consciente e não sofrer com possíveis consequências por colocar lentes de contato dentária.
- Quando é indicado colocar?
Após tudo isso, veja quando é realmente indicado e necessário o uso de uma lente de porcelana dental:
- Juntar os dentes separados;
- Adultos com dentes pequenos;
- Dentes quebrados ou danificados pelas cáries;
- Tamanho dos dentes desarmonizados;
- Dentes manchados ou escurecidos por vários motivos.
Essas são algumas das principais razões em que se encontra necessário o uso de uma lente de porcelana dental.
- Quem não deve colocar?
Existem muitas razões para fazer o uso de alguma dessas lentes, porém existem alguns casos em que não é recomendado, como por exemplo:
- Dentes fracos e desvitalizados;
- Má oclusão dental;
- Dentes sobrepostos;
- Diminuição considerável do esmalte dental.
Esses são alguns dos motivos para não fazer uso de uma lente de porcelana dental. Por conta disso, é importante se atentar nesses pontos.
Com tudo isso, veja os principais cuidados que devem ser tomados ao fazer uso de alguma dessas lentes.

Quais são os cuidados com a lente de porcelana dental?
O sucesso do procedimento, seja ele um simples clareamento, ou até mesmo a colocação de lentes de porcelana dental também vai depender dos cuidados que o paciente terá.
Isso porque, quanto mais os pacientes seguirem os cuidados e recomendações dos profissionais dentistas, maior será o tempo de duração das lentes.
Dessa forma, é importante, em primeiro lugar, permanecer com consultas de rotina e acompanhamento com o dentista, uma vez que é preciso que o profissional realize todo o conjunto do pós-procedimento.
Além disso, apesar da lente de contato dental durabilidade alta, em cerca de anos, é preciso tomar cuidado com a mastigação e evitar alimentos muito duros ou maus hábitos.
Algumas dessas atitudes ruins que devem ser evitadas são por exemplo o ato de roer as unhas ou morder alguns objetos, porque isso pode trincar as lentes, o que causa a queda do material.
Vale pontuar também um outro cuidado relacionado à higiene. Já que sejam as facetas ou as lentes não impedem o surgimento de cáries ou problemas, como a gengivite, que seria a inflamação da gengiva.
Por conta disso, siga todas as orientações dadas por um dentista que é a de escovar os dentes ao menos três vezes por dia e o uso do fio dental diariamente.
Dessa forma, com esses cuidados e as visitas regulares ao dentista, é possível garantir que as lentes do paciente fiquem no lugar e tenham alta durabilidade, bem como a ajuda do paciente na manutenção da saúde bucal.
Para além disso, basta garantir uma boa higiene bucal, com uma escovação adequada, se certificando de utilizar o fio dental para ter um lindo sorriso, mas também saudável e protegido contra as inúmeras possíveis doenças bucais existentes.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.