Após a pandemia, foi necessário realizar medidas que trouxessem segurança para que as pessoas pudessem voltar a conviver. E uma delas é a sanitização de comércio, procedimento que visa a desinfecção dos ambientes para impedir que as pessoas se contaminem. Continue acompanhando este artigo para saber mais sobre o procedimento!

Sanitização do ambiente
A sanitização de comércios é um procedimento que utiliza uma substância chamada amônia quaternária. A aplicação dessa substância consegue matar a maioria das bactérias, vírus, ácaros, fungos e outros causadores de doenças. A sanitização não é uma higienização porque ela não consiste em uma limpeza do local e sim na sua desinfecção a partir da utilização de substância química.
Após a realização do procedimento, o espaço pode ser utilizado normalmente em apenas algumas horas. No entanto, sua realização deve se dar apenas por empresas especializadas. Do contrário, podem não ser tomadas as medidas de segurança necessárias à aplicação, gerando problemas, como por exemplo, a intoxicação durante o procedimento.
Onde o procedimento pode ser feito
A sanitização de comércios pode ser feita em qualquer espaço fechado onde haja união de muitas pessoas. Por exemplo, escritórios, lojas, hotéis, hospitais, restaurantes e outros. E sua aplicação se dá em superfícies diversas, como paredes, pisos, mesas e outros. Sua realização cria uma espécie de capa protetora no local, matando os agentes nocivos e impedindo sua proliferação. Dessa forma, este é um procedimento completo que garante a não transmissão de doenças no local.
Vantagens da sanitização de comércios
A sanitização tem como vantagem não apenas permitir a reabertura de comércios de forma segura contra o corona vírus, como contra qualquer outro agente que possa provocar doenças. Dessa forma, ela é um meio de reforçar a segurança coletiva e pode ser utilizada não apenas como retorno da pandemia, mas por empresas e comércios que queiram preservar os seus clientes e manter para eles um ambiente seguro.
Além disso, o procedimento gera a proteção do local como um todo, protegendo, por exemplo, matérias-primas e alimentos, uma vez que ele evita a proliferação de agentes que possam deteriorá-los. Portanto, ele traz benefícios não apenas para os clientes, como para o próprio negócio.

Quais outros procedimentos tomar para proteger o ambiente
A sanitização de comércios é muito importante para garantir a segurança das pessoas que utilizarão o espaço. Ela protege o local eliminando vírus e também inibindo sua ação no ambiente, o que ajuda a impedir, por exemplo, a contaminação entre duas pessoas. Mas ela não é a única medida possível para uma empresa cuidar do seu espaço.
Também se deve fornecer para as pessoas álcool para que elas tenham livre acesso e limpem as mãos quando necessário. Outra coisa que se pode fazer é sinalizar no local, por exemplo em cadeiras ou bancos, para que as pessoas não os utilizem um ao lado do outro. Isso é importante porque a proximidade entre elas gera mais risco de contaminação de doenças.
Além disso, pode-se sinalizar no local, por exemplo, nas filas dos comércios, para que as pessoas não cheguem muito perto umas das outras. Portanto, há diversas medidas que um estabelecimento pode tomar para cuidar do seu espaço e das pessoas que nele convivem.
Como escolher uma empresa para realizar a sanitização
Para realizar a sanitização de comércio é imprescindível que o procedimento seja feito por empresa especializada, como a Ajax Dedetizadora e Desentupidora. Essas empresas possuem profissionais treinados e capazes de realizar o procedimento utilizando técnicas de segurança e sem riscos para eles ou para outras pessoas. Ao final, sua empresa ainda recebe garantia dos serviços prestados, o que deixa claro a qualidade do procedimento.