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2 de dezembro, 2023

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O que é análise da concorrência? – Definição, importância e dicas de aplicação!

análise da concorrência

O que é análise da concorrência? Trata-se de uma estratégia de marketing essencial no mundo do comércio eletrônico. Qualquer empresário que gerencie uma loja online, controla seus concorrentes. É por isso que, se você quiser ter sucesso neste negócio, é vital que você comece a manter sua concorrência sob controle também.

Neste artigo você vai descobrir exatamente o que é análise de concorrentes, como e por que fazer isso. Além disso, você descobrirá quais ferramentas você pode usar para facilitar a análise da concorrência e como, graças a essas pesquisas, você pode finalmente superá-la. Leia conosco e entenda de uma vez por todas o que é análise da concorrência, vamos lá! 

O que é análise da concorrência?

Afinal, o que é análise da concorrência? Como é fácil adivinhar pelo próprio nome, a análise de concorrentes é um processo que permite identificar seus concorrentes, analisar suas estratégias de vendas e marketing (orgânico e pago) e sua comunicação (desde a imagem da marca, até o tom de voz) através do uso de ferramentas e modelos específicos. 

As informações coletadas são utilizadas para melhorar suas estratégias em relação às dos “top performers”, entendendo quais são seus pontos fortes e fracos e, portanto, estudando um posicionamento para sua marca que tenha o melhor potencial de sucesso.

É uma atividade que deve ser feita antes de iniciar uma loja online, mas também sempre que um novo produto é lançado e ocasionalmente também em outros momentos da atividade. Em geral, é sempre bom ficar de olho na concorrência, não para copiar, mas sempre acompanhá-la e buscar novas inspirações.

Como fazer a análise da concorrência?

1. Descubra quem são seus concorrentes

Primeiro você precisa entender quais concorrentes é importante analisar. E à primeira vista este ponto pode parecer simples. Se sua empresa é a Pepsi, seu primeiro concorrente é a Coca-Cola. Se você é a Nike, seus concorrentes são a Adidas, Puma e assim por diante. No entanto, esses são seus concorrentes diretos.

Compreender como fazer a análise da concorrência significa entender quem são seus concorrentes, ou seja, não apenas aqueles que vendem produtos semelhantes ao seu, mas também aqueles que fazem parte de um mesmo nicho de mercado, aqueles que atendem às mesmas necessidades de forma diferente.

As principais categorias concorrentes são:

  • Concorrentes diretos: ou seja, as marcas que oferecem seu próprio produto;
  • Concorrentes indiretos: marcas que possuem produtos diferentes dos seus, mas que resolvem o mesmo problema;
  • Concorrentes que vendem produtos alternativos: fazem parte do mesmo nicho ou categoria.

Como escolher quais concorrentes analisar?

Faça uma lista de todos os tipos de concorrentes sobre os quais falamos anteriormente. Escolha mais de um para cada categoria, para ter uma gama completa.

Se você está extremamente confiante em seu conhecimento do mercado, pode optar por analisar a concorrência direta e ignorar as outras categorias. O risco é que você pode perder informações importantes sobre seu setor. Então, especialmente nas primeiras vezes, aconselhamos você a não fazer isso.

Em seguida, você deve fazer um cronograma de quando e como monitorar cada concorrente para garantir que você dê a todos a devida importância e atenção.

Uma boa maneira de fazer isso é organizar uma programação diária, semanal e mensal e analisar três de seus concorrentes diretos todos os dias, seus concorrentes indiretos uma vez por semana e concorrentes alternativos uma vez por mês, para ter sempre uma visão abrangente do mercado.

2. Escolha o que monitorar

Quais informações são mais relevantes para o seu negócio e estratégia? Para entender como a análise da concorrência é feita, é essencial ter uma compreensão clara de quais tipos de parâmetros são mais importantes para você.

Por exemplo, saber quanto de aluguel eles gastam em sua localização não é tão útil quanto ter dados sobre sua presença online ou nas mídias sociais.

3. Selecione as ferramentas mais adequadas

Agora que você entende que para fazer a análise da concorrência é necessário monitorar muitos aspectos diferentes para todos os seus concorrentes, fica claro que você não pode fazer isso sozinho. Para facilitar a tarefa, e tornar a análise competitiva mais eficaz, você terá que contar com ferramentas:

  • Ferramentas de rastreamento: são ferramentas que permitem descobrir o que as pessoas estão dizendo sobre seus concorrentes online. Elas analisam tudo, desde jornais online até fóruns. Ao monitorar o que os clientes pensam de seu serviço você terá uma ideia de sua oferta;
  • Ferramentas de “escuta social”: se você está interessado no aspecto social da análise de concorrentes, não pode deixar de usar ferramentas que permitem monitorar o desempenho de seus concorrentes nas mídias sociais;
  • Ferramentas de análise de SEO: aparecer entre os primeiros resultados do SERP é muito importante para qualquer tipo de negócio, por isso manter sob controle que tipo de palavras-chave eles usam para otimizar seu site e seus produtos é essencial para que sua análise de concorrentes seja completa.

Este foi o nosso guia sobre o que é análise da concorrência, sua importância e como fazê-la na prática. Esperamos ter tirado todas as suas dúvidas sobre o assunto. Caso ainda possua alguma, comente abaixo que vamos respondê-lo. Até a próxima!

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Redação Blesdor

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