contato@comunicabc.com.br

2 de dezembro, 2023

Blesdor (1)

Oxímetro: para que serve e como usar?

Oxímetro para que serve e como usar

Se está em busca de informações sobre o aparelho que se usa para medir a saturação de oxigênio, veio ao lugar certo. Aqui vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Bem, o oxímetro é um aparelho pequeno e é comum que ele seja posto bem na ponta do dedo. É com ele que se mede a saturação.

Isso quer dizer que com esse aparelho é possível medir quanto de oxigênio está em circulação pelo sangue. Claro que é pra saber quanto circular em um momento determinado.

É normal que se use o aparelho quando há alguma suspeita ou confirmação de doença. Por exemplo, doenças cardíacas, problemas no pulmão e até mesmo doenças neurológicas.

Quer saber mais? Então continue lendo este artigo para descobrir mais sobre esse aparelho.

Qual é o aparelho que se usa para medir a saturação de oxigênio?

O oxímetro é o aparelho que se irá utilizar para medir a saturação de oxigênio que tem no sangue. Ele é utilizado há muito tempo por médicos pneumologistas.

Nos últimos anos a busca por ele ficou maior. Isso porque o covid-19 causa doenças pulmonares, logo muitas pessoas acabaram por buscar o aparelho.

Além disso, muitas famílias passaram a comprar ele para ter em casa. Uma vez que muitos tiveram sequelas do covid-19, esse pequeno aparelho ajuda a ter um certo controle sobre a saúde.

Bem, uma saturação que esteja acima de 95% é vista como normal. Visto que indica que o nível de oxigênio do sangue é muito bom.

Por outro lado, se esse número for menor que isso pode ser um sinal de que o pulmão não está funcionando bem. Por isso pode acabar sendo necessário fazer tratamento com o uso de oxigênio no hospital.

Como funciona um oxímetro?

Bem, o aparelho se divide em duas partes, que ficam uma de frente para a outra. A primeira parte chama-se emissora, porque ela irá emitir uma luz vermelha e infravermelha.

Enquanto a outra recebe o nome de detector ou sensor, pois ele é responsável por conseguir detectar a luz que se emite. Ela é irradiada de uma forma que é capaz de atravessar a nossa pele.

Assim ela chega até o sensor que fica no lado oposto desse aparelho. A combinação da luz absorvida e refratada (que passa pela pele) pode fazer o cálculo dessa porcentagem de oxigênio que se encaminha para os órgãos e tecidos do sangue.

Vamos deixar um passo a passo de como utilizar o aparelho da maneira correta. Para isso, siga o tutorial abaixo para aprender. confira:

  1. Ligue o aparelho até que ele comece a emitir a uma luz vermelha;
  2. Coloque ele na ponta do dedo, de uma forma que essa luz fique bem em cima da unha;
  3. Procure manter a sua mão relaxada e apoiada bem abaixo do nível do coração;
  4. Espere alguns segundos até aparecer o valor da saturação na tela do oxímetro.

Para que a leitura seja boa é muito importante que as mãos não estejam muito frias. Isso porque o frio diminui a circulação do sangue o que acaba por prejudicar a leitura do aparelho.

Além disso, precisa tirar unhas postiças, esmaltes e o que mais tiver nas unhas. Evite utilizar esse aparelho em locais ensolarados e com iluminação muito alta.

Mas, há casos onde não é possível medir a saturação de oxigênio no dedo da mão. Caso isso aconteça é possível optar por utilizar o aparelho no lóbulo da orelha ou nos dedos dos pés.

Para que serve esse aparelho?

É importante que você saiba que a oximetria é vista como um sinal vital muito importante. Uma vez que ele pode prever se existe uma doença grave que pode indicar risco a vida.

Logo, é importante destacar que se uma pessoa chegar à emergência com oxigenação baixa precisa ser encaminhada direto para receber oxigênio. Pois assim irá receber uma avaliação médica de forma bem rápida.

No entanto, em pacientes com covid-19 isso se usa par medir o grau de gravidade. Assim será possível saber como lidar com uma doença no pulmão.

Mas, é importante pontuar que o tratamento domiciliar para pacientes que apresentem queda de oxigênio abaixo de 93% não é uma boa ideia. Isso porque esse é um critério que se usa para indicar que é necessário internação hospitalar.

Além disso é algo que se usa para poder monitorar categorias que tem relação ao suporte respiratório. Bem como, quais os pacientes que precisam utilizar esse suporte.

Quais são os valores normais de saturação?

Uma pessoa saudável possui uma saturação de oxigênio acima de 95%. Mas, é comum que por conta de uma gripe ou resfriado ela fique em mais ou menos 93% a 95% e nem sempre é sinal para se preocupar.

No entanto, se a saturação atingir o valor de 90% ou abaixo disso quer dizer que existe uma redução na distribuição de oxigênio. Isso só pode acontecer por conta de alguma doença mais grave.

Por exemplo, asma, pneumonia, enfisema, doenças neurológicas, insuficiência cardíaca e até mesmo por alguma complicação por covid-19. Logo é um aparelho bem útil para avaliar sua saúde.

Conclusão

Por fim, mostramos algumas informações sobre o aparelho que se usa para medir a saturação. Além disso, deixamos a sua disposição um passo a passo sobre como utilizar ele.

Esse aparelho é um aparelho que se usa para medir quanto de oxigênio está circulando na corrente sanguínea. É só seguir nosso tutorial para conseguir entender como utilizar o oxímetro.

Fique em alerta quanto aos valores da porcentagem que seu aparelho registra. Caso esteja muito abaixo do nível recomendado, vá a um hospital. 

Nesse conteúdo é possível ver para que serve e como funciona o oxímetro. Deixamos os valores considerados normais e quando existe sinal de preocupação.

Nesses últimos anos ele foi muito útil por conta da pandemia de covid-19. Muitas pessoas compraram o aparelho para medir a saturação caso ficassem doentes com o vírus.

Gostou desse conteúdo? Esperamos ter lhe ajudado em sua busca, caso tenha alguma dúvida é só deixar um comentário, assim que possível vamos ficar felizes em poder ajudar.

Tags:

Redação Blesdor

Redação Blesdor

A Blesdor é um portal que traz as principais artigos para te ajudar. Trazendo dicas e muito conteúdo de qualidade.

Está Gostando? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos publicados​