Atualmente, as criptomoedas vêm chamando, cada vez mais, a atenção de novos investidores, até pelo fato de estarem entre os assuntos mais comentados do mercado financeiro.
Porém, não só por sua volatilidade nos preços quanto as rápidas e expressivas valorizações, investir nas criptomoedas exige conhecimento e cautela.
Ou seja, estar bem informado e conhecer um pouco de sua dinâmica são fatores decisivos para ter sucesso na hora de investir nesses criptoativos.
Por isso, antes mesmo de conhecermos quais são as principais moedas digitais do mercado, vamos entender o que são de fato criptomoedas.
O que são criptomoedas
Criptomoedas são moedas digitais sem lastro físico, geradas por uma tecnologia chamada blockchain, a qual registra transações e rastreamento de ativos tangíveis ou intangíveis de uma forma super segura e transparente.
Através da tecnologia do blockchain (uma espécie de livro-registro), a criptografia é utilizada para emitir unidades de criptomoedas, de forma descentralizada, ou seja, livre da regulação de unidades centrais como governos ou bancos, assegurando a validade, dados e detalhes das transações realizadas.

Principais características das criptomoedas
São totalmente digitais
Ao contrário do dinheiro tradicional, as criptomoedas não existem fisicamente, ou seja, são completamente digitais, protegidas por criptografia.
Descentralizadas
Não pertencem a nenhum órgão específico, ou seja, elas não são emitidas por governos ou instituições bancárias.
Produzidas coletivamente
As moedas são produzidas de forma coletiva, através de registros de transações pelos mineradores, os quais disponibilizam seus processadores para realizar e conferir transações, sendo remunerados por isso.
Total segurança
Os mineradores garantem a integridade e o balanço dos registros, tornando, praticamente, impossível de serem clonadas ou falsificadas. Essa tecnologia , de tão segura, já está sendo usada em outros setores.
Alta volatilidade
Por serem extremamente voláteis, as criptomoedas são consideradas um investimento de alto risco.
Principais criptomoedas do mercado
Estamos falando de um mercado novo e que apresenta mudanças constantes e rápidas, portanto, quando falamos em principais moedas, temos que considerar aquelas que circulam a mais tempo, dentre todas as milhares existentes em circulação no mercado, e cada uma surgida com um diferente propósito.
Por exemplo, quem pretende investir em Bitcoin, segundo especialistas, esse é o momento certo, já que após experimentar uma alta de 300%, a moeda caiu significativamente, por isso, agora é a hora de apostar nela.
Mas, há quem prefira diversificar, nesse sentido, é fundamental descobrir as principais moedas do mercado.
Nesse sentido, atualmente, em termos de valor de mercado, as principais criptomoedas são: Bitcoin e Ethereum, que são as mais valorizadas, seguidas por Binance coin, Cardano, Tether, Solana, XRP, Polkadot, Dogecoin e USD Coin.
Mas, quando se fala em criptomoedas, também é preciso considerar aquelas populares no momento, como a SHIB, que embora esteja em alta, é considerada um ativo bastante especulativo, um memecoin que nasceu como um “concorrente” do Dogecoin (DOGE), buscando dar voz à sua comunidade.
Enfim, quem pretende começar a investir em moedas digitais, necessariamente, precisa buscar conhecimento, tanto sobre as principais moedas, as mais seguras, como buscar um bom suporte, através de uma corretora confiável, pois como qualquer investimento, ele é arriscado, principalmente, para quem não tem muita intimidade com criptomoedas.